14 ferramentas de automação de marketing que você precisa conhecer

Atualizado há mais de 1 semana

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O marketing digital oferece inúmeras possibilidades, entre elas estabelecer uma relação cada vez mais próxima com o seu cliente. E nada é mais eficaz que o bom e velho e-mail, não é mesmo?

Mas além dele, existem outros meios que precisam ser monitorados. Por isso, é essencial conhecer quais são as ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado.

Redes sociais, blogs, sites, nutrição de leads e muito mais! Pode parecer complicado no primeiro momento, mas nada de perder noites de sono por isso.

Utilize mecanismos inteligentes que fazem todos os procedimentos para que a sua empresa se destaque no ambiente online.  

Ficou curioso? Então, confira quais são os 14 softwares de automação de marketing que você precisa conhecer agora mesmo! Ah, uma delas é gratuita, acredita?

ferramentas-automacao-marketing-hubspot

A Hubspot é uma das mais completas ferramentas de automação de marketing, principalmente quando se fala em marketing digital e marketing de conteúdo. Ela permite fazer muito mais do que simplesmente enviar e-mails.

É possível enviar notificações internas, pontuar leads e até mesmo criar uma página específica para cada visitante.

O foco é fazer o seu cliente ser encaminhado para a próxima etapa do funil de vendas naturalmente. Além disso, em todo o processo é possível verificar a eficácia dos e-mails, se eles estão atingindo os objetivos esperados e o que é preciso modificar.

É uma das plataformas mais famosas e ainda disponibiliza os serviços de CRM e vendas. O software pode ser contratado a partir de US$200.

Entenda mais sobre o que é HubSpot com o vídeo:

sendinblue - ferramenta automação de marketing

Faça mais com menos usando a automação Sendinblue.

Sendinblue é um software de marketing completo para empresas. É uma das plataformas de marketing que mais crescem na Europa.

A plataforma é extremamente fácil de usar, com excelentes ferramentas para criar e-mails bonitos e altamente atrativos. 

Sua ferramenta simples de arrastar e soltar é perfeita para iniciantes, que não possuem experiência em email marketing.

A Sendinblue inclui ferramentas de automação amigáveis que permitem enviar e-mails transacionais, criar fluxos de trabalho e segmentar usuários. 

Ela também pode selecionar o melhor momento para enviar e-mails em massa usando seus algoritmos de AI (inteligência artificial) para garantir a máxima capacidade de entrega de e-mails.

Você obtém fluxos de trabalho de automação ilimitados para até 2.000 contatos usando as versões Free, Lite e Essential da plataforma.

Nas versões Premium e Enterprise, há fluxos de trabalho ilimitados para todos os seus contatos — não importando quantos leads você tem.

O conjunto completo de relatórios está disponível nas versões Essential, Premium e Enterprise da plataforma e inclui relatórios de localização ou dispositivo, mapas de calor ou estatísticas de cliques e de aberturas. 

Além disso, o plano Premium inclui recursos mais avançados, como criador de landing pages, chat ao vivo, CRM e integração de anúncios no Facebook.

Isso significa que os usuários agora obtêm mais valor por um preço equivalente com o Sendinblue.

sendpulse automação de matketing

Com foco no engajamento de leads, a SendPulse simplifica e humaniza os processos de marketing através de funcionalidades como automação de e-mail marketing, criação de landing pages e integração com sites. 

Entre as principais vantagens de utilizar a SendPulse estão: CRM próprio integrado, integração com ferramentas de vendas e mensuração do ROI de campanhas de marketing.

O valor para utilização varia do plano gratuito, até 40,32 reais mensais. 

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Com o slogan “Ame o seu lead e o seu amor será correspondido”, a Leadlovers é uma plataforma de automação digital que foca no relacionamento entre marca e cliente. Portanto, é ideal para empreendedores digitais que buscam vender mais pela internet.

Entre as diversas funcionalidades que a plataforma oferece, podemos citar a hospedagem de domínios ilimitados e criação de páginas personalizadas. E o mais interessante: você pode inserir o seu curso online dentro da Área de Membros.

Ela integra com as principais plataformas de afiliado do mercado, como a Hotmart — e também — com os mecanismos de pagamentos, como o PagSeguro e o Paypal. Tudo isso sem precisar sair do Leadlovers!

Realmente é uma ferramenta para se apaixonar, não é mesmo? Para quem está começando um novo negócio, o plano profissional de R$154/mês é o ideal.

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O objetivo da Active Campaign é facilitar a vida do usuário, principalmente para aqueles não compreendem muito bem os processos.

Ele apresenta os procedimentos de maneira visualmente atrativa e bem amigável. E é esse método que utilizamos aqui no eNotas.

No mercado das ferramentas de automação de marketing, ela tem uma aplicabilidade de destaque: consegue acessar o local em que o lead estava quando recebeu o seu e-mail. Isso pode ser eficaz para traçar novos caminhos.

Ainda, analisa o comportamento do  usuário na rede, bem como as interações com as redes sociais que podem ser relacionadas como o e-commerce, sites e blogs. E tem mais: tudo em tempo real.

Os planos se baseiam na quantidade de contatos, iniciando com 500 por uma versão básica de US$9.

6. Infusionsoft

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O trabalho da Infusionsoft é concentrado nas pequenas empresas com a finalidade de fazer com que elas percam menos tempo perseguindo os contatos. Fatores que evitam aborrecimentos e tarefas monótonas.

É uma das ferramentas de automação de marketing que permite enviar emails personalizados, fazer disparos e acompanhar o comportamento do consumidor.

Além disso, ainda faz a criação de landing pages e é possível modificar a campanha de acordo com a sua necessidade. O plano mais barato custa US$199 por mês.

Entenda mais sobre a ferramenta em apenas 3 minutos:

7. Mautic

mautic

Pensada para simplificar ainda mais uma das plataformas mais conhecidas do mundo, a Mautic, dá a você a oportunidade de baixar e instalar uma plataforma de automação de marketing gratuita e de código aberto.

No mais, a plataforma oferece funções de automação para:

  • Nutrição de leads e Gestão de Contatos

  • Campanhas de Marketing

  • Programa de Email Marketing Sequencial

  • Monitoramento de Mídias Sociais

  • Landing Pages e Funil de Vendas

8. Mailchimp

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Mesmo focado basicamente em email marketing, o Mailchimp oferece algumas funcionalidades de automação.

Como exemplo, podemos citar qualificação e nutrição de leads, estratégias para reter clientes que abandonam o carrinho e agendamento de envio.

Além disso, possui uma integração estratégica ao monitorar quais campanhas específicas o consumidor acessou no seu site.

E tem mais: é gratuita! Entre tantas alternativas de ferramentas de automação de marketing, se você está com receio de gastar sem antes testar, esta pode ser uma opção.

Em contrapartida, se você quer enriquecer as suas estratégias, pode ser proveitoso integrar com o Zapier, um meio que possibilita a ligação entre as aplicações web de maneira fácil e rápida, não sendo necessária a contratação de um programador.

A versão gratuita permite até 5 zaps (integração com outros softwares, como o Mailchimp) e 100 ações por mês (venda, captura de e-mail, etc).

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RD Station é referência quando o assunto é email marketing e ferramentas de automação de marketing.

Criado pela Resultados Digitais, ele possui uma análise completa dos leads, baseada no perfil e interesse de cada um. Além disso, tem um suporte na criação de conteúdo considerando a etapa do funil de vendas em que o cliente se encontra.

Ainda é possível gerenciar as suas mídias sociais, blogs, landing pages e SEO. E o mais importante: você não precisa de um programador para fazer tudo isso, a plataforma é simples e de fácil  usabilidade!

Ela é brasileira e possui mensalidades a partir de R$59,00.

10. GetResponse

A GetResponse oferece recursos para automatizar todas as etapas da jornada do cliente, com foco no e-mail.

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Com um editor intuitivo e templates desenvolvidos para diferentes cenários, a plataforma permite programar mensagens de boas-vindas, confirmação de compra, carrinho abandonado, recomendação de produtos, etc. Por isso, é uma solução adequada de automação de marketing para e-commerce e outros tipos de negócios.

Ela também facilita a segmentação de leads por critérios comportamentais e a criação de workflows com base nas ações dos contatos, como a inscrição em uma newsletter.

As funcionalidades de automação estão disponíveis a partir do terceiro plano da GetResponse, que custa R$ 228,00.

11. Autopilot

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Como o próprio nome diz, a premissa do Autopilot é transformar os processos de email marketing e nutrição de leads em procedimentos totalmente automáticos.

O principal diferencial é que ela monitora a jornada dos consumidores, o que possibilita o desenvolvimento de estratégias personalizadas para cada um deles.

E  vai além: cria conteúdos específicos também para aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, SMS e até cartas no momento certo da jornada do usuário.  É uma das ferramentas de automação de marketing mais completas disponíveis atualmente. 

O Autopilot ainda transforma visitantes anônimos em leads e clientes de maneira prática. A plataforma captura os dados por meio de um código de rastreamento (cookie) quando a pessoa está no seu site, blog, apps e até no Facebook. O plano básico custa US$20 por mês.

12. SharpSpring

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A SharpSpring tem como foco facilitar o trabalho das agências para que elas não repassem para o usuário final o valor do serviço de email marketing. Assim, ela já disponibiliza essa alternativa dentro das suas assinaturas mensais.

Entre as principais vantagens, podemos citar a integração com o CRM, o abandono de carrinho de loja online sem cobrar mais nada por isso. Os valores dependem de negociação entre a agência e o cliente.

Saiba mais com o conteúdo em seguida:

13. Wishpond

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O Wishpond tem como propósito impactar o usuário por meio da sua bela interface. Tem como serviços disponíveis a nutrição de leads, emails personalizados, segmentação e relatórios em tempo real.

Tem como forte diferenciação o sistema CRM integrado com outros mecanismos, como o seu e-commerce, Mailchimp, SurveyMonkey, Slack e outras. A assinatura básica está no valor de US$44/mês.

Veja uma visão geral sobre o Wishpond:

14. LAHAR

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Após conquistar pelo segundo ano o prêmio de Melhor Ferramenta de Marketing Digital pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a LAHAR vem se destacando por investir em novas funcionalidades, as quais a tornaram uma ferramenta de automação de marketing completa, robusta e de fácil usabilidade.

Você encontra as melhores funcionalidades até mesmo para quem não tem conhecimento em programação:

  • Modelador de e-mails arrastar e soltar
  • Editor de Landing Page simples e funcional
  • Criação de formulários externos para captação de Leads
  • Gestão de Leads e Lead Tracking

Além disso, alguns planos oferecem funcionalidades como SMS marketing e Whitelabel, que permite a customização de toda a ferramenta de acordo com a sua marca (URL, logo, cores).  

É possível também, integra-la com diversos CRM's, como Agendor, Pipedrive, entre outras.

Você pode testar gratuitamente por 15 dias. O plano mais barato custa R$229,00 por mês, e permite que você gerencie até 5.000 leads.

A automação de marketing se tornou uma das principais estratégias para quem deseja ver o seu negócio crescer e atrair mais clientes. Porém, existem diversas plataformas que oferecem o serviço, veja qual delas se encaixa melhor às suas metas e objetivos de venda.

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Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Tem também o pessoal da LAHAR. Ferramenta muito boa, com um custo benefício muito interessante e o atendimento dos caras é muito top. Eu recomendo!

  2. Olá Pessoal! As vezes queremos usar uma plataforma internacional mas esbarramos na barreira do dólar e da falta de suporte em português… No caso da ActiveCampaign, existe uma revenda autorizada no Brasil que oferece a plataforma com suporte em português e em é possível assinar Reais! O site é ativate.com.br

  3. A Metlycs é uma plataforma de marketing digital que possui CRM e automação de marketing! Possui versão gratuita (uma plataforma fremium) e é totalmente modular!! Vale conferir! Além disso, usamos eNotas para automação de NFs 😉

  4. Bom dia, aqui utilizamos o RD Station, é uma boa plataforma, mas tem um custo elevado pela entrega dos recursos, estava pensando em migrar para o active campaing o que acha dele?

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